Páginas

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Escola vai ajudar a preservar nascente que alimenta rio Trici


Alunos de escola pública de Tauá vão desenvolver ações para preservar olho d%u2019água no centro do município. Ideia é replantar a área com cem mudas de ipês roxo, branco e amarelo e evitar o acúmulo de lixo

31.10.201101:30

Escola de Tauá, no Sertão dos Inhamuns, vai comandar campanha para preservação da nascente conhecida como “olho-d’água da Nanci”, localizada no centro da cidade. A nascente alimenta o rio Trici, que corta a cidade, e fica em torno de um terreno pedregoso onde estão sendo construídas residências.

A ideia surgiu de alunos das turmas do sexto e do sétimo anos da Escola Municipal Maria do Livramento da Costa Leitão. A partir da proposta de se trabalhar os temas do lixo e da água em sala de aula, os estudantes propuseram ações de preservação da nascente, onde há acúmulo de dejetos.


“As casas estão chegando muito próximo da nascente. Os alunos mesmos que falaram disso”, detalha Elizabete Caracas, coordenadora pedagógica da escola. Segundo ela, estão sendo planejadas visitadas ao local dos alunos e professores envolvidos no projeto.


Em reunião na semana passada, ficou definido que os alunos atuarão na sensibilização dos moradores para a importância do recurso hídrico. Também ficou acertado o plantio de cem mudas de ipê roxo, branco e amarelo, no local da nascente.


Elizabete explica que as ações integram o projeto “Educação para Convivência com o Semiárido”, que será executado pela escola até abril do próximo ano. “Ter uma nascente na cidade é algo privilegiado”, descreve a professora.
 


Apoio



As ações de preservação do olho-d’água recebem apoio do Pacto Ambiental da Região dos Inhamuns e Sertões de Crateús (Parisc), iniciativa da sociedade civil, que agrega 12 municípios da região e Barroquinha, município do Litoral Oeste.


Para o secretário executivo do pacto, Jorge de Moura, o estado atual da nascente é de abandono. “Se continuar como está, o olho d’água vai desaparecer. Para o ponto de vista da sustentabilidade, é uma afronta à sociedade”, avalia Moura.


Ele explica que o reflorestamento do entorno deve assegurar a permanência dos recursos hídricos na área e transformar a nascente em um local de visitação pública na cidade.





ENTENDA A NOTÍCIA



As ações ambientais integram o projeto “Jovens pela Educação para Convivência com o Semiárido", apoiado pelo Unicef. Participam do projeto em Tauá 80 alunos da Escola Maria do Livramento.



A cidade e a Nascente

A nascente fica localizada no bairro Alto do Cruzeiro, a 200 metros de uma movimentada avenida de Tauá.


De acordo com antigo moradores de Tauá, o “olho-d’água da Nanci” foi a salvação da cidade nos períodos de grande estiagem.


A preservação do o “olho-d’água da Nanci”foi bandeira de luta do ambientalista tauaense Joaquim de Castro Feitosa, fundador da Fundação Bernardo Feitosa.

Thiago Mendes
thiagomendes@opovo.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário