Páginas

domingo, 23 de outubro de 2011

Professores do cursinho Oficina do Estudante avaliam provas do Enem 2011


22/10/2011
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (2011) tem mais de 5 milhões de candidatos estão inscritos no exame
Milhares de candidatos fizeram neste sábado (22) a primeira prova do Enem 2011 (Exame Nacional do Ensino Médio).

Os estudantes tiveram quatro horas para responder a 45 questões de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias.

O professor de Biologia do cursinho Oficina do Estudante Luciano Libardiconsidera que o nível da prova de Biologia do Enem 2011, aplicada neste sábado em todo o País, foi médio. Ele afirma que a prova está mais abrangente e os enunciados estão mais enxutos. "Apesar dos textos estarem mais curtos, a prova exigia bastante cuidado por parte dos alunos na hora da leitura", afirma. O professor destaca que os assuntos mais abordados foram biotecnologia, genética, e outros temas mais atuais.

Para a professora de Física Mônica Soares Nunes, a prova do Enem foi bem elaborada e explorou bastante as questões teóricas. “Foram só duas ou três questões que exigiram trabalho braçal”, disse. Segundo a professora, continuaram caindo temas que são típicos do Enem, como eletricidade e mecânica. "Eu achei que o Enem inovou com relação às versões anteriores. Ele puxou diversos temas, como física moderna, ondulatória, hidrostática, eletricidade e mecânica", completa.

Segundo o professor de Química Fernando Almeida, da mesma instituição, a prova foi bastante tranquila e os conhecimentos cobrados são de nível básico. "Espectrometria, química orgânica, soluções, combustíveis, equilíbrio químico e tratamento de água e lixo foram alguns dos assuntos abordados", destaca.

Já para o professor de Geografia Dario Francisco Feltrin houve uma exigência grande de leitura e interpretação para que o estudante pudesse responder adequadamente às questões. "Eram textos longos que exigem uma leitura delicada", destaca. Segundo o professor, houve predomínio de questõessocioambientais, socioeconômicas e de energia.

O professor de História Rogério Bonfá afirma que a prova falou bastante da luta de direitos, com questões que envolviam a participação popular, Primeira República, Era Vargas e o governo de Collor. "Foi uma prova muito coerente com a real situação do mundo", finaliza.

Neste domingo (23), a partir das 13h (horário de Brasília), serão aplicadas asprovas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias. Os portões estarão abertos a partir das 12h. Mais de 5 milhões de candidatos estão inscritos no exame.



Nenhum comentário:

Postar um comentário