Páginas

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Estudante é agredido por professor em Santo André

Quinta-feira, 27 de outubro de 2011 7:30

 

Natália Fernandjes

Do Diário do Grande ABC


Um estudante de 15 anos foi agredido por um professor de Educação Física - que não teve o nome divulgado -, ontem, na EE Américo Brasiliense, em Santo André. A vítima, Francisco das Chagas dos Santos Souza, levou três pontos no supercílio esquerdo e teve escoriações no cotovelo durante o episódio, que ocorreu por volta das 11h.
Francisco cursa o 1º ano do Ensino Médio e, segundo os relatos, estaria aguardando junto com os colegas pela professora de Português próximo à entrada da sala de aula. O professor de Educação Física, que não dá aulas para a turma da vítima, teria pego o estudante pelo colarinho sem motivo.
Testemunhas alegaram ter pensado que o educador estivesse brincando com o colega de sala, mas ambos se empurraram e Francisco bateu com a cabeça contra a parede - momento em que cortou o supercílio esquerdo. Durante o tumulto, o educador abaixou para pegar a lente de seu óculos, que havia caído, e a vítima se desvencilhou da educadora que o segurava e tentou atingi-lo com um chute. O professor se esquivou e Francisco caiu sobre o próprio braço. Após a confusão, o professor foi embora e a direção da escola acionou o Samu, os responsáveis pelo aluno e a Ronda Escolar.
A Secretaria de Estado da Educação disse considerar "inadmissíveis os fatos ocorridos e que, ao tomar conhecimento do lamentável episódio, a Pasta instaurou processo averiguatório preliminar para apuração de responsabilidades". Foi determinado o afastamento, em caráter preventivo, do professor envolvido no incidente. A Pasta providenciou para que o aluno tenha acompanhamento psicológico, caso se interesse.
O boletim de ocorrência foi registrado à tarde no 1º Distrito Policial de Santo André como lesão corporal. Foram ouvidas duas testemunhas - estudantes que presenciaram a agressão -, além da vítima. Será aberto inquérito em que o professor será responsabilizado criminalmente pelo ato. O garoto passará por exame de corpo de delito para constatar a gravidade da lesão. A lei prevê que, se condenado por lesão leve, o professor pegue de três meses até um ano de prisão, punição que pode ser convertida em pena alternativa, com prestação de serviços à comunidade.
Procurada pela equipe do Diário, a família da vítima achou melhor não conceder entrevista para não expor ainda mais Francisco, já que o garoto continuará a estudar na mesma escola pelo menos até o fim do ano letivo. 
OUTRO CASO
Em Ribeirão Pires, uma professora da Escola Municipal Yoshihiko Narita, no bairro Santa Luzia, sacudiu e puxou um aluno pela camiseta, matriculado na Educação Infantil. A Prefeitura informou ontem que instaurou processo administrativo disciplinar para apuração das responsabilidades e afastou a docente. As cenas podem ser vistas pela internet. O Diário não localizou a família. (Colaborou Elaine Granconato)


Unidade tem registro de casos de violência e bullying 

Tumultos na EE Américo Brasiliense não são casos isolados. Em 2006, grupo de 15 adolescentes, a maioria matriculada na escola, agrediu um aluno de 14 anos após desentendimento que se iniciou nos corredores.
Em 2007, um estudante de 17 anos foi agredido. No ano seguinte foi a vez de um aluno de 16 anos ser atacado por colegas no pátio.
Em 2009, pelo menos outros dois casos foram registrados. No primeiro dia letivo, uma aluna de 15 anos teve uma parada cardíaca e morreu na porta da escola após presenciar uma briga entre adolescentes.
Em março, dentro da sala de aula, um aluno de 15 anos foi atingido na cabeça por uma cadeira lançada por outro estudante. A vítima seria alvo de gozações por ter defeito na fala.





Nenhum comentário:

Postar um comentário