Páginas

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Capistrano de Abreu ganha livros


11.11.2011| 01:30

Ele revolucionou a forma de analisar os fatos sociais, contando as narrativas do povo, e não só dos heróis. O historiador cearense Capistrano de Abreu (1853-1927) é tema de duas obras que serão lançadas hoje, às 18 horas, no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará.


As obras são resultado das dissertações de mestrado das professoras da Universidade Estadual do Ceará (Uece): Paula Virgínia, autora de Abraço através do Atlântico: as cartas entre Capistrano de Abreu e João Lúcio de Azevedo, e Ítala Byanca, que escreveu Sociedade Capistrano de Abreu: memória e historiografia brasileira.


A professora Paula Virgínia conta que o interesse pelo historiador surgiu em um grupo de história cultural na universidade. “Reflito um pouco sobre o ofício do historiador não só a respeito do conteúdo, mas também em relações com editores, livrarias e leitores”.


Já o livro sobre a Sociedade Capistrano de Abreu aborda a importância da instituição para manter a memória social de seu homenageado, que influenciou estudiosos como Caio Prado, Sérgio Buarque de Hollanda e Gilberto Freyre.


Além das publicações sobre Capistrano de Abreu, será lançada uma obra sobre a história do mercado editorial na Capital, durante o século XIX, da historiadora Ozângela de Arruda Silva, mestre em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas. As publicações custarão R$ 15 cada. (Natália Maia, Especial Para O POVO)


Nenhum comentário:

Postar um comentário