Páginas

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Estudantes exibem vídeos gravados com celular


´Telinha na escola´ -  Publicado em 22 de novembro de 2011 

Uma equipe de educadores desenvolveu, com os alunos, oficinas de produção de vídeo sobre sua história de vida

Os cinco estudantes da Escola Joaquim Alves, no Bairro Siqueira, que fazem parte da primeira turma do projeto "Telinha na Escola", em Fortaleza, não conseguiam esconder o tamanho de sua alegria ao exibir os vídeos que eles fizeram durante os dois meses de oficina.

Para a aluna Karoline de Lima, a iniciativa vai mudar a sua vida. "Agora sei como posso me expressar e também aprendi a demonstrar a minha opinião", comentou.

Ela explicou que aprendeu muito com a parte mais difícil do projeto: trabalhar com outros alunos. "Todos somos muito jovens e temos várias ideias. Por isso acabamos não escutando o que os outros estão pensando e isso dificulta o trabalho".

Mas, a estudante destacou que a parte mais fácil foi sorrir para as câmeras e que ela gostou muito de atuar nas histórias criadas por ela e seus amigos.

Já a jovem Cleiza de Lima vai levar as novas amizades que fez, durante a oficina, para o resto de sua vida. "É muito bom poder conhecer novas pessoas. Dessa forma o grupo conseguiu se comunicar melhor e por isso a gente se ajudava muito", explicou a estudante.

Segundo a professora de informática da Escola Joaquim Alves, Glaubenia Jucá, os alunos evoluíram bastante graças ao "Telinha na Escola". "Alguns eram muito tímidos, mas hoje já interagem mais com os outros e conseguem se expressar".

Ela acredita que a utilização de celulares para gravar os vídeos ajudou bastante nesse desenvolvimento, pois eles já conhecem os aparelhos.

De acordo com a coordenadora pedagógica do projeto, Janaína Amorim, a resposta dos alunos, em relação ao trabalho feito pela iniciativa, foi muito boa. "No início, eles achavam difícil falar de arte. Mas, hoje, eles têm uma nova visão sobre o cinema e as novas tecnologias".

O projeto tem como objetivo familiarizar os alunos e professores da rede pública de educação com novas técnicas de aprendizagem, utilizando tecnologias modernas no ambiente escolar. A iniciativa está sendo realizada pela Organização Não-Governamental (ONG) Casa da Árvore em parceria com operadora Vivo e também pela Prefeitura de Fortaleza.

As oficinas com os alunos foram realizadas nos meses de setembro e outubro. Uma equipe de educadores desenvolveu oficinas de produção e compartilhamento de vídeo através do uso do celular. Este trabalho foi importante para estimular a apropriação artística e pedagógica dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário