Páginas

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Estudante vence prêmio de Cultura


Ler e escrever - Publicado em 10 de novembro de 2011 

 

Aluno de Alto Santo ganha o primeiro lugar na categoria Fundamental II, em concurso realizado em São Paulo


Fortaleza. Sensibilidade e esperança ecoaram no texto escrito por Francisco das Chagas da Silva, de 15 anos, vencedor do 7º Concurso Cultural Ler e Escrever é Preciso, promovido pelo Instituto Ecofuturo, na categoria Ensino Fundamental II (alunos de 1ª a 9ª série). O anúncio do resultado da disputa aconteceu em São Paulo.

Ao escrever sobre o tema "Vamos Cuidar da Vida", o estudante da Escola Municipal Urcesina Moura Cantidio, de Alto Santo, trouxe referências regionais do clima semiárido em que vive em trechos como "Por que uma coisa tão bonita como um helicóptero não traz para nós cesta básica para amenizar a fome, flores para alegrar os dias das mães, brinquedos para gente fazer a maior farra! Mudas de plantas para arborizar essas ruas feias e sujas?"(...)". Indaga o aluno.

Com o título "Uma Coisa Chamada Helicóptero", Francisco utiliza o fato real vivenciado - em que se encanta e decepciona com o sobrevoo de um helicóptero - para descrever como gostaria que as coisas acontecessem para assegurar o cuidado com a vida. Mais segurança, melhorias na educação e saúde aparecem envoltas a sugestões do tipo: "E se esses homens das Operações Especiais trocassem as balas de matar gente por balas que adoçam a boca e a vida da gente! E se essas fardas que eles usam feias e escuras fossem vermelhas igualzinho a do Papai Noel? Será que íamos ter Natal o tempo todo?", questiona.

"O texto dele para mim é uma obra de arte", relata a professora Maria Gisélia, que o acompanhava no evento que o anunciou como vencedor na categoria Fundamental II. Francisco, bem como mais três primeiros colocados de cada categoria ganharam um notebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário