Páginas

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Especialista alerta que alunos devem ficar atentos na hora de escolher a faculdade

18.11.201101:30

Todas as oito faculdades cearenses que tiveram índice insatisfatório na avaliação do Ministério da Educação (MEC) são particulares. “Algumas instituições privadas têm dificuldade em manter uma educação de maior qualidade”, lembra o professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jacques Therrien.

Para o especialista, isso acontece porque algumas instituições priorizam o lucro, deixando de investir nos cursos. “Faculdade não deveria ser visto como um negócio para se conseguir dinheiro. Se há apenas o interesse empresarial, vai se investir o mínimo para tentar manter a renda”, comenta.


Segundo Therrien, muitas faculdades passam por dificuldade financeira. Ele cita dados de uma pesquisa recente divulgada pelo Ministério da Educação, que mostrou ociosidade em quase metade (49%) das vagas para ensino superior no Brasil. A maioria é em instituições privadas. “Sobram muitas vagas e isso compromete o rendimento financeiro”, diz.


“A gente precisa de muitas faculdades no Brasil, mas não qualquer uma. Tem que se ter bons professores e estrutura adequada, com laboratórios, equipamentos”, cita o pesquisador. Ele alerta que o aluno precisa ficar atento na hora de escolher a instituição em que vai estudar. “Tem que observar as condições da faculdade. Muitas fazem a maior propaganda, oferecem matrícula barata, mas tudo tem que ser visto com cuidado”, pondera.


O professor considera importante as avaliações do MEC. O Ministério supervisiona as instituições, que podem ser alvo de medidas como o arquivamento do pedido de abertura de novos cursos ou mesmo o descredenciamento.


“Geralmente, o que se faz é não permitir novas matrículas nas faculdades descredenciadas. Mas pode acontecer de ser totalmente fechada. Nesse caso, fica complicado para o aluno porque ele fez um investimento e fica sem retorno”, lembra o especialista. (Tiago Braga)


Nenhum comentário:

Postar um comentário