Páginas

sábado, 19 de novembro de 2011

Mensalidades escolares vão ficar até 12% mais caras


Fatores como impostos altos, previsão de aumento do salário mínimo em 13,6% e investimento em tecnologia na sala de aula são determinantes para o aumento de até 12% na mensalidade das escolas a partir de março do próximo ano

19.11.201101:30

Entra ano, sai ano, e é comum que as escolas particulares aumentem o valor da mensalidade. Em 2011, o ajuste foi de aproximadamente 9%. Para 2012, a previsão do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe-CE), conforme publicado pelo O POVO em outubro, era de 10%.


A confirmação precisa sobre o valor do reajuste veio ontem do presidente do Sinepe-CE, Airton Oliveira: a variação no preço das mensalidades das cerca de três mil escolas particulares do estado do Ceará será entre 8% e 12%.


Cada colégio tem autonomia para definir o próprio reajuste. Os quatro fatores determinantes para o aumento estão relacionados aos gastos das escolas com tributos, folha de pagamento, inovação e tecnologia. Além delas, pesa também o aumento previsto para janeiro de 2012 de 13,6% no salário mínimo.


Com esse reajuste, o valor supera a previsão da inflação para 2011, que é de 7%. O aumento no preço da mensalidade está diretamente ligado à inflação e aos impostos pagos pelas escolas. Só de tributo, os colégios particulares do estado do Ceará chegam a pagar 50% a mais de impostos em relação ao que pagam os serviços, o comércio e a indústria, diz Airton.


Pesquisa
“Enquanto estamos com incentivo à cachaça, para ela ser competitiva com as de fora, pagamos 50% de impostos nas escolas. Lá fora, a alíquota da cachaça é infinitamente superior às alíquotas de produtos tecnológicos voltados para a educação. Educar é uma atividade cara, que paga muito imposto. É um contrassenso”, afirma ele.


A matrícula da maioria das escolas teve início no início de novembro. A orientação do Sinepe-CE é de que o novo valor de mensalidade seja cobrado a partir de março. De acordo com pesquisa feita pelo O POVO entre as dez principais escolas particulares de Fortaleza, no entanto, algumas já começam a cobrar a mensalidade com reajuste a partir de fevereiro.


Segundo o diretor presidente do colégio Ari de Sá Cavalcante, Oto de Sá Cavalcante, existe um risco de as escolas ficarem cada vez mais elitizadas. “Nem todas as famílias podem estudar numa escola de primeiro nível. Mas, por exemplo, o nosso preço em relação a São Paulo é muito baixo. Existe uma diferença de 100%. É brutal”, afirma. Os diretores do Colégio Batista Santos Dumont, do colégio Sete de Setembro e do Farias Brito foram procurados, mas não participaram porque segundo suas secretárias estariam em reunião durante todo o dia.

Juliana Diógenes


Nenhum comentário:

Postar um comentário